domingo, 10 de abril de 2011




“O CONSULTAR-SE COM DEUSES EXTRANHOS”

INTRODUÇÃO:

            Quando você precisa tomar uma decisão, tem como habito consultar-se com alguém?
Consultar é pedir conselho, opinião parecer.
Hoje queremos falar sobre uma consulta que o rei de Israel Acazias fez.
Acabe um dos piores reis de Israel, morre na batalha contra o rei da Síria.
Acazias, seu filho, começa a reinar em seu lugar e Moabe o ataca.
Quem eram os Moabitas?

“A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje”. Gn 19:37.

         Os Moabitas descendem de Ló, em virtude daquele episódio ocorrido na caverna após a destruição de Sodoma e Gomorra.
         Formavam um reino forte e era bem desenvolvido: NA AGRICULTURA, EM PODERES BÉLICOS E NAS ARTES, destacando-se na cerâmica.
         Desde os tempos de Davi, que os subjugou, Moabe servia a Israel.

“Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo”. 2 Sm 8:2.

         Como já vimos quando Acazias substitui o seu pai Acabe, Moabe resolve rebelar-se contra Israel.

TEXTO: 2 Rs 1:1-18.

Passemos então a extrair deste texto algumas lições importantes, para a nossa vida.

1.     UM MOMENTO DE DIFICULDADE.

O que estava acontecendo no momento?

1.1   – Moabe estava avançando.

“Depois da morte de Acabe, revoltou-se Moabe contra Israel”. V. 1.

         Moabe acreditava que chegara o momento de livrar-se de Israel. Já eram forte suficientemente e Israel estava enfraquecido, em virtude dos sucessivos erros de seus governantes.

1.2   – Acazias sofre um acidente.

“E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu...”.
 v. 2b.

Para completar, Acazias sofre um acidente e adoeceu.

1.3   – Uma herança maldita.

Você lembra de Acabe?

Ø     Foi pior do que todos que reinaram antes dele: “Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele”. 1 Rs 16:30.

Sem dúvida a situação era por demais desesperadora: enfraquecidos pelos pecados de Acabe, o inimigo às portas e agora um rei doente.

2.     UM ATO REPROVÁVEL.

Fazia parte da cultura dos reis, antes de tomar uma decisão, CONSULTAR, alguém, antes de tomar uma decisão. E assim Azarias fez.

2.1   – Ide.

“... enviou mensageiros e disse-lhes: Ide...” V. 2 c.

2.2   – Consultai.

“... e consultai...”. V. 2 d.

Até aí tudo bem, o problema foi, a quem Acazias consultou.

2.3   – A Baal-Zebube.

“... a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença...”. V. 2 e.

              ECRON era uma das cinco cidades dos Filisteus; a que ficava mais próxima de Israel. Os Filisteus sempre dera trabalho à nação de Israel, e quando o Reino veio a se dividir, eles se fortaleceram e tronaram-se independentes.


              ZEBUBE (Zebul) era o complemento dado pelos Israelitas; esta alcunha significava “Moscas”, ficando então: “Senhor das Moscas”.
              Na época de Jesus, os judeus chamavam o próprio Satanás com este nome: “Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios”. Mc 3:22.

Acazias segue os passos de seu pai infelizmente e não faz o que deve.

3.     UM CASTIGO DURO.

Um anjo do Senhor conversa com Elias e profere a dura sentença.

3.1   – Acazias haveria de morrer.

“... assim diz o Senhor: Da cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás”. V. 4 b.

3.2   – O motivo.

Por que Deus decretara esta sentença?

“Mas o Anjo do Senhor disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?
Por isso...”. Vs. 3-4 a.

A idolatria é o pecado mais abominável diante de Deus, ela é a fonte de tudo o que não presta: “... dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?”. V. 3 b.

3.3   – No cume do monte.

“... pois este estava assentado no cimo do monte...”. V. 9 c.

Para Acazias, a profecia de Elias constituía uma interferência nos negócios do Estado, e que Elias deveria ser responsabilizado por isto. Esta percepção de Acazias demonstra uma clara percepção da cultura Cananéia de que o monarca possui poderes ilimitados.

Ø     Acazias envia o primeiro capitão de cinqüenta: “Então, lhe enviou o rei um capitão de cinqüenta, com seus cinqüenta soldados, que subiram ao profeta, pois este estava assentado no cimo do monte; disse-lhe o capitão: Homem de Deus, o rei diz: Desce”. V. 9

¨            Desceu foi fogo do céu: “Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta”. V. 10.

Ø     Acazias envia o segundo capitão de cinqüenta: “Tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; este lhe falou e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa”, V. 11.

¨            E mais uma vez desceu fogo: “Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta”. V. 10.

Pego este detalhe geográfico e faço uma aplicação, quem precisava descer era Acazias e não Elias.

4.     UM ATO DE MISERICÓRDIA.

Acazias era um inconseqüente, cento e dois homens já haviam morrido; o terceiro capitão de cinqüenta, não. Talvez, pelo que aconteceu aos outros dois, não sabemos.

4.1   – O terceiro capitão aproximou-se com humildade.

“... então, subiu o capitão de cinqüenta. Indo ele, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinqüenta, teus servos; pois fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida”. Vs. 13 b. – 14.

O primeiro disse: DESCE, o segundo disse: DESCE DEPRESSA...
Este nem pediu, intercedeu por sua vida e pela vida de seus homens: “pois fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida”. V. 14.

4.2   – Deus ordena que Elias desça.

“Então, o Anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. Levantou-se e desceu com ele ao rei”. V. 15.

Sim, agora Elias podia descer, não porque o rei Acazias queria, mas, chegara à hora, e nada iria acontecer com o profeta.

4.3   – Contudo, a mensagem não foi alterada.

“E disse a este: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Será, acaso, por não haver Deus em Israel, cuja palavra se consultasse? Portanto, desta cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás”. V. 16.

O designo de Deus será cumprido, não podemos fugir disto.

“FRACASSA QUEM CONSULTA A DEUSES EXTRANHOS”.

CONCLUSÃO:

A narrativa bíblica continua:

“Assim, pois, morreu, segundo a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão, seu irmão, começou a reinar no seu lugar...”. V. 17 a.

“Quanto aos mais atos de Acazias e ao que fez, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Israel?”. V. 18.

E você que está me ouvindo, que história a respeito de sua vida está sendo escrita?
A quem consultas, quando precisas tomar decisão?

2 comentários:

  1. Como faço para contactar o amado Pastor Israelito? já tentei o E-mail não deu certo. Meu contacto 88996971 Pastor Luis Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz.Estudei com o Pastor Israelito no STPC, VÁRIAS CADEIRAS, INCLUSIVE HOMILÉTICA. sou um admirador do trabalho deste servo de Deus.gostaria muito de falar com o Pastor omeu TIM é 96053281.Um forte abraço!!

    ResponderExcluir