segunda-feira, 20 de junho de 2011

“DINHEIRO: BEM DISPENSÁVEL OU MAL NECESSÁRIO?”

(Aula ministrada na Igreja Cristã Evangélica Betel).

Este título, por si, chama a atenção de qualquer mortal.
Quem não despertou o interesse pelo assunto?
Mas, quando surgiu este tal de dinheiro? E onde?
As primeiras moedinhas (e moedões) surgiram no século 7 a.C., no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia. Os lídios inventaram a moeda moderna, com pesos, tamanhos e valores diferentes. Cada pedaço de metal tinha um valor que correspondia a um determinado produto. Assim, o homem começou a dividir e pesar o metal na hora de fechar um negócio.
Entre 640 e 630 a.C., é inventada a cunhagem: as moedas passam a ser identificadas por imagens gravadas em relevo, como as moedas de hoje. Ao cunhar e emitir milhares de moedas, os lídios inventaram uma economia muito rica e farta, e fizeram fortunas na Antiguidade. Também adoravam jogar, e não por acaso, inventaram o jogo de dados!
A primeira moeda cunhada em Roma foi feita em 268 a.C., e se chamava denário - termo que é a origem da palavra dinheiro! O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (monetário) de Roma. Ele também era fabricado no templo dedicado à deusa Juno Moneta, que deu origem às palavras "moeda" e "monetário".
O dinheiro nada mais é que um meio de pagamento, inventado pelos homens para facilitar a obtenção de coisas necessárias à sobrevivência.
Hoje em dia, a forma mais avançada de dinheiro chama-se... cartão de crédito! Verdadeiro “dinheiro de plástico”, ele permite compras em milhares de estabelecimentos em redor do mundo, por um sistema eletrônico interligado, em que o cliente não precisa ter dinheiro disponível no momento.
É importante lembrar que há um limite de créditos nesses cartões. Não adianta pensar que é só sair gastando por aí a quantia que quiser. Não funciona desta maneira...

MAS O QUE NOS DIZ A PALAVRA DE DEUS QUANTO A ESTE ASSUNTO TÃO IMPORTANTE?
  1. O TER DINHEIRO NÃO É CONDENADO NAS ESCRITURAS.
a)      O patriarca Abraão – Gn 13:1-2.

“Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro”.

b)      A monarquia em Israel – 1 Rs3:12-13.

“...eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias”

c)      O poderoso Jó – Jó 1:3,8.

“Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente”.

“Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal”.

Depois de tudo o que ele passou, Deus ainda lhe deu o dobro de tudo o que possuía anteriormente – Jo 42:10-12.

“Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas”.

Podemos começar a deduzir que não há nada de errado em ser RICO, possuir DINHEIRO.

  1. O DINHEIRO NÃO VAI SER ABUNDANTE PARA TODOS.
a)      Em Israel, leis de proteção ao pobre – Dt 15:7-8.

“Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade”

b)      No Novo Testamento, a palavra de Cristo – Jo 12:7-8.

“Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes”

A palavra de Cristo confirmando o que está escrito em Dt 15:11.

Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra”.

A segunda verdade é que alguns não terão tanto DINHEIRO, não conseguiremos acabar com a POBREZA.

  1. ESTABELEÇA UM SISTEMA DE VALORES.
a)      Reconheça que tudo é de Deus – Sl 24:1.

“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”.

Veja ainda: 1 Cr 29:14b.

“Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos”.

b)      As pessoas são mais importantes que as coisas – Mt 6:25, 31-32.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”.

“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas”.

Procure valorizar o que realmente tem valor. TUDO é de Deus, somos apenas mordomos, e A VIDA E O CORPO são mais importantes do que COMIDA E VESTES.

  1. ENTENDA OS PROPÓSITOS DE DEUS.
Creio que Deus tem DESÍGNOS para a vida de cada um de nós. Então...

a)      Ter a graça de contribuir para o engrandecimento do Reino com dízimos e ofertas.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” – Ml 3:10.

“Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta” – Ex 25:1-2.

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” – Mt 5:23-24.

b)      Suprir cada uma de nossas necessidades – 1 Ts 4:10b. – 12.

“Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar”.

c)      Investir sabiamente – Pv 24:3-4.

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis”.

d)      Praticar ajuda aos necessitados – 1 Tm 5:8.

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Deus não nos dá o DINHEIRO para esbanjarmos em nosso próprio prazer, mas Ele possui um PLANO BEM DEFINIDO PARA CADA CENTAVO.

  1. ADAPTE-SE AO SEU NÍVEL FINANCIERO.
a)      Elabore um orçamento – Lc 14:28-30.

“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”.

b)      Exerça discernimento entre necessidade e desejo – Fp 4:19.

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.

c)      Trabalhe diligentemente – Pv 14:23.

“Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria”.

E mais:

“A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados”.

Um amigo meu, chamado Adjovânio, que é pastor, disse: “PAGUE PARA COMER, E NÃO COMA PARA PAGAR”.

CONCLUSÃO:

“DINHEIRO: BEM DISPENSÁVEL OU MAL NECESSÁRIO?”.
Voltamos ao nosso título.
Podemos, então, dizer que: “DINHEIRO É UM BEM NECESSÁRIO”.
O problema está em como você encara o dinheiro!

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” – 1 Tm 6:10. Revista e Atualizada.

“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” – Bíblia na Linguagem de Hoje.


Um comentário:

  1. E ai professor, como anda o senhor, estamos com saudades, aguardamos em breve ver o senhor ministrando no STPC, um forte abraço e me visita no meu blog!

    Hugo Ribeiro.

    ResponderExcluir