quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUANDO O EU ESTÁ NO TRONO.


OBSERVAÇÃO: Sermão ministrado no encerramento do Acampamento da Família Betel 2001.

INTRODUÇÃO:

Vivemos numa sociedade pós-moderna, onde quem reina é o EU, não há espaço para Deus. Há muitos anos atrás, alguém fez uma ilustração muito interessante quanto ao Reino de Deus e Reino do Eu.
Desenhou ele um coração, em seguida fez o desenho de um Trono e uma Cruz, e afirmou: “Quando Cristo está na Cruz, o Eu está no Trono; quando Cristo está no Trono, o Eu está na cruz”.
Faço uso desta ilustração no início deste meu sermão, concluindo o Acampamento da Família 2011, com o tema: “Reino de Deus ou Reino do Eu?”.
Agora convido um de vocês para sentar neste trono que aqui está estrategicamente colocado. Sinta-se um rei ou rainha, sinta-se o dono de seu nariz, é você quem está no comando, é você quem dá as ordens.
Agora deixemos o trono vazio.
Quem está sentado no trono do seu coração?
O Eu ou Deus?

TEXTO: Gênesis 4:1-16.

Esta é uma história por demais conhecida de todos aqueles que têm o mínimo contato com a Palavra de Deus. Trata-se da história de Caim e Abel, que protagonizaram o episódio do primeiro homicídio sobre a face da terra.
         E aqui percebemos claramente quem estava no Trono.
         Vamos retirar do texto quatro resultados do Eu sentado no Trono.
¨    Primeiro:

1. EU OFERTO MAL.

“... ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou – V. 5.

         Caim não ofertou das primícias, Caim foi rejeitado primeiro.

a)     Ofertar pensando em Dons.

O que você faz com o tempo, a inteligência, a saúde, as oportunidades que Deus tem lhe dado?
O que você faz com as Capacitações Espirituais que Deus tem lhe concedido?

b)    Ofertar pensando em Dinheiro.

Deus tem proporcionado o suprir de suas necessidades. O que você tem feito com o dinheiro que Ele tem lhe dado?
         Dízimos, ofertas, contribuições, Oferta missionária?  Você os tem administrado sabiamente, dentro daquilo que Deus traçou?

¨      Segundo:

2. EU PROCEDO INCORRETAMENTE.

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta” – V. 7.

         Caim não agiu de acordo com a vontade de Deus.

a)     Agir em causa própria.

O ser humano é, por natureza, egoísta. “Não” é uma das primeiras palavras que ouvimos, porque alguém quer que a gente faça a vontade dele. “Não” é uma das primeiras palavras que aprendemos, pois queremos que todos façam a nossa própria vontade.

b)    Agir segundo o seu querer.

O que eu penso, o que eu quero e o que eu faço. Na maioria das vezes, estou pouco me lixando para o que o outro pensa ou faz, ou como ele vai se sentir, afinal sou dono do meu nariz. O mundo precisa girar ao meu redor.

¨      Terceiro:

3. EU MATO O IRMÃO.

“... Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” – V. 8b.

Caim foi e matou o seu irmão.

a)     Mato o irmão quando sou passivo.

Tenho a tendência de achar que só ofendo o irmão quando faço algo, mas quando deixo de fazer posso também estar fazendo mal.
Quando não correspondo a um sorriso, um olhar, um aperto de mão, um abraço ou um carinho, estou matando meu irmão.

b)    Mato o irmão quando falo mal.

Aqui está um dos grandes problemas que enfrentamos em nossa vida cristã: o controle da língua, este pequeno órgão de nosso corpo que pode amaldiçoar ou abençoar.
Jesus Cristo disse: “se teu irmão pecar, vai a ele; se ele te ouvir, ganhastes o teu irmão” – Mateus.
O princípio aqui é quanto menos gente souber melhor. E isto se tratando do que é verdadeiro, pense no que é falso, é maldoso.

¨      Quarto:

4. EU SOU REBELDE PARA COM DEUS.

“Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão?” – v. 9.

Caim desrespeitou a Deus.

a)     Desrespeito Deus quando não dou ouvidos a Sua Palavra.

A Bíblia Sagrada não é apenas um livro que traz em seu conteúdo romance, aventura, suspense, ação. Não apenas nos faz conhecedores de culturas antigas ou nos apresenta regras de conduta para serem seguidas.
A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, por isto cremos ser ela inerrante. E dizer não para ela é dizer não para o próprio Deus.

b)    Desrespeito a Deus quando o afronto.

Muitos até ouvem a Palavras de Deus, muitos até acreditam na Palavra de Deus, existem aqueles que estão dentro de nossas próprias igrejas, mas não conseguem segui-la.
Conhecer a verdade e rejeitá-la é rebeldia contra Deus. E o pecado da rebelião é comparado ao pecado da idolatria e feitiçaria.

“QUANDO O EU ESTÁ NO TRONO, O CASTIGO VEM INEVITAVELMENTE”.

Sem dúvida, aquilo que o ser humano semear, isto também ceifará, diz o apóstolo Paulo aos gálatas:

7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” – Gálatas 6:7.

         Ou seja:

5. O EU SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS.

Dura é a sentença que Caim recebeu como resultado do reinado do seu EU.

a)     Às vezes, nada dá certo para algumas pessoas – Por quê?

“És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão” – v. 11.

Caim seria um errante sobre a terra.

Não quero aqui ser fatalista, mas existem algumas pessoas que enfrentam grandes dificuldades na vida, quer sejam de saúde, quer sejam financeiras, quer sejam com a família ou amigos.
Existem, sim, as provações, mas cuidado, podem ser consequências do Eu no trono, sim.
Procure ter discernimento.

      b) Muitos vivem sem destino nenhum.

“Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden” – v. 16.

O mais triste ainda está por vim. Caim retirou-se da presença do Senhor.
Isto também acontece com alguns em nossos dias. O Eu está sentado no trono, com isto está se desviando da Palavra de Deus e trazendo sobre si os resultados desastrosos.
Deus envia alguém para lhes advertir com carinho, mostra-lhes o erro e os riscos que está correndo. Infelizmente muitas vezes, em vez de deixar o trono, o Eu se rebela, se enraivece e se retira da presença do Senhor.

CONCLUSÃO:

Aqui está o Trono, vazio. Olhe bem para ele, olhe atentamente para ele.
Por favor, agora vamos fazer o máximo de silêncio, baixe a cabeça e feche os seus olhos. Mesmo de olhos fechados, não será tarefa difícil você em sua mente ver este trono que está aqui à frente.
Este é o trono de seu coração. Quem está sentado nele?
Você ou Deus?
Se for você, reconheça seu erro, peça perdão e simbolicamente levante-se de onde você está e sente-se neste Trono, depois se levante para nunca mais ocupá-lo e Cristo poder Reinar em sua vida.


2 comentários:

  1. Muito bom! Admiro sua criatividade e coragem pastor Israelito, passa lá no meu blog.

    Hugo Ribeiro,
    Amado por Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante! Oramos para que você continue a ser usado como "boca do Senhor" para aqueles que crêem.

    ResponderExcluir